Blumenau e seus coletivos.

Desde que eu me mudei para Blumenau, eu tenho mais tempo. O fato de trabalhar em casa, facilita bastante, pois não perco tempo com deslocamentos e fico bem menos cansada.

Com isso, eu resolvi ir atrás de várias coisas que eu buscava em fazer em Santo André  e nunca conseguia, como participar de um partido, ONG, projetos, etc.

Sentei na frente do meu computador e pesquisei. Não achei nada! Facebook, google, nada, nada. Pensei “não é possível”. Comecei  a seguir o facebook e instagram da prefeitura, de salões de beleza, de lojas, de pessoas desconhecidas, de tudo, esperando pescar coisas interessantes para fazer.

E um dia, após muito aguardar eu vi na página da prefeitura que ia acontecer a I conferência LGBT de Blumenau e achei o máximo. Eu me inscrevi, compareci, participei e fiquei sabendo dessa forma, de vários outros coletivos.

Alguns eu participo, outros apenas acompanho e acho que você, de repente, assim como eu, pode se interessar por alguns deles.

  • Coletivo Feminista Casa da Mãe Joana  ==> Para mulheres que querem discutir a respeito do nosso papel na sociedade. Se você tem algum preconceito com a questão, se dispa e participe de alguma atividade. Tem grupo de estudos, encontro de ciclistas, oficinas culinárias, time de futebol, etc. Muita coisa legal. É uma ótima oportunidade de conhecer novas pessoas, ampliar os horizontes, se conhecer e talz.
  • Coletivo Liberdade – LGBT ==> Pela causa LGBT. Discutindo políticas de combate ao preconceito na sociedade.
  • Coletivo Sinergia Urbana ==> um coletivo formado por pessoas voluntárias e engajadas que querem transformar os espaços públicos da cidade de Blumenau. Uma das ações do Sinergia é o Parklet Day: uma extensão temporária da calçada. Na primeira edição do evento, elas ocuparam 4 vagas de estacionamento em uma rua central da cidade, colocaram tapetes confortáveis no chão e ofereceram diversas atividades gratuitas para a população: oficina de origami, troca de livros, música ao vivo… rolou até aula de yoga!
  • Poste Coletivo ==> Após momentos de indecisão sobre o que fazer para o Colmeia do ano de 2015, a palavra “lambe-lambe” fez tudo ficar claro. Em uma semana foram recebidos mais de 13 poemas, de amigos e desconhecidos que gostaram da ideia. O Coletivo tem como objetivo valorizar as ruas blumenauenses através do sentimento escrito, e proporcionar um momento de quebra da rotina, uma reflexão. Mandem poemas/poesias/frases/rimas que você mesmo tenha produzido, e logo ele estará em algum poste perto de você!
  • Croquis Urbanos  ==> Grupo aberto de desenhistas iniciantes, amadores e profissionais,que buscam trocar experiências, e descobrir novas técnicas registrando a nossa Blumenau.
  • Blumenau Emergente ==> Queremos trazer para Blumenau as experiências vividas e o conhecimento adquirido no Emergências 2015. Encontro global de cultura, ativismo e política
  • Bnu com amor ==>  Já pensou em melhorar o dia de alguém com apenas algumas palavras? E se este alguém for um completo desconhecido, não fica ainda melhor? O #BnuComAmor, inspirado no Projecto Amélie*, tem por conceito a disseminação de frases de carinho, que sejam capazes de fazer alguém sorrir. E o alcance pode ser desde o recadinho na geladeira da cozinha para alguém querido, até uma mensagem no banco de uma praça para um desconhecido encontrar, passando pelo elevador do prédio e o mural de recados do escritório em que trabalha. Qualquer coisa que te faria sorrir ao ler, deixe pra alguém encontrar. Acreditamos que através de pequenas ações, podemos transformar o mundo em um lugar melhor. Queremos que as pessoas sintam mais empatia umas pelas outras e tenham atitudes mais colaborativas, para que assim, tenhamos uma corrente de gentileza e amor. Vem com a gente?

 

E, para você que gostou da ideia e quer conhecer melhor os coletivos listados aqui, dia 18 de dezembro vai rolar um piquenique coletivo no Parque Ramiro. Nesse calorão que tá fazendo, achei a ideia maravilinda e minha toalha xadrez já está ansiosa para deitar na grama =) .

 

É isso. Se você conhece algum outro coletivo que não foi dito aqui, coloca nos comentários. Vou adorar conhecer!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s