Blumenau e seus coletivos.

Desde que eu me mudei para Blumenau, eu tenho mais tempo. O fato de trabalhar em casa, facilita bastante, pois não perco tempo com deslocamentos e fico bem menos cansada.

Com isso, eu resolvi ir atrás de várias coisas que eu buscava em fazer em Santo André  e nunca conseguia, como participar de um partido, ONG, projetos, etc.

Sentei na frente do meu computador e pesquisei. Não achei nada! Facebook, google, nada, nada. Pensei “não é possível”. Comecei  a seguir o facebook e instagram da prefeitura, de salões de beleza, de lojas, de pessoas desconhecidas, de tudo, esperando pescar coisas interessantes para fazer.

E um dia, após muito aguardar eu vi na página da prefeitura que ia acontecer a I conferência LGBT de Blumenau e achei o máximo. Eu me inscrevi, compareci, participei e fiquei sabendo dessa forma, de vários outros coletivos.

Alguns eu participo, outros apenas acompanho e acho que você, de repente, assim como eu, pode se interessar por alguns deles.

  • Coletivo Feminista Casa da Mãe Joana  ==> Para mulheres que querem discutir a respeito do nosso papel na sociedade. Se você tem algum preconceito com a questão, se dispa e participe de alguma atividade. Tem grupo de estudos, encontro de ciclistas, oficinas culinárias, time de futebol, etc. Muita coisa legal. É uma ótima oportunidade de conhecer novas pessoas, ampliar os horizontes, se conhecer e talz.
  • Coletivo Liberdade – LGBT ==> Pela causa LGBT. Discutindo políticas de combate ao preconceito na sociedade.
  • Coletivo Sinergia Urbana ==> um coletivo formado por pessoas voluntárias e engajadas que querem transformar os espaços públicos da cidade de Blumenau. Uma das ações do Sinergia é o Parklet Day: uma extensão temporária da calçada. Na primeira edição do evento, elas ocuparam 4 vagas de estacionamento em uma rua central da cidade, colocaram tapetes confortáveis no chão e ofereceram diversas atividades gratuitas para a população: oficina de origami, troca de livros, música ao vivo… rolou até aula de yoga!
  • Poste Coletivo ==> Após momentos de indecisão sobre o que fazer para o Colmeia do ano de 2015, a palavra “lambe-lambe” fez tudo ficar claro. Em uma semana foram recebidos mais de 13 poemas, de amigos e desconhecidos que gostaram da ideia. O Coletivo tem como objetivo valorizar as ruas blumenauenses através do sentimento escrito, e proporcionar um momento de quebra da rotina, uma reflexão. Mandem poemas/poesias/frases/rimas que você mesmo tenha produzido, e logo ele estará em algum poste perto de você!
  • Croquis Urbanos  ==> Grupo aberto de desenhistas iniciantes, amadores e profissionais,que buscam trocar experiências, e descobrir novas técnicas registrando a nossa Blumenau.
  • Blumenau Emergente ==> Queremos trazer para Blumenau as experiências vividas e o conhecimento adquirido no Emergências 2015. Encontro global de cultura, ativismo e política
  • Bnu com amor ==>  Já pensou em melhorar o dia de alguém com apenas algumas palavras? E se este alguém for um completo desconhecido, não fica ainda melhor? O #BnuComAmor, inspirado no Projecto Amélie*, tem por conceito a disseminação de frases de carinho, que sejam capazes de fazer alguém sorrir. E o alcance pode ser desde o recadinho na geladeira da cozinha para alguém querido, até uma mensagem no banco de uma praça para um desconhecido encontrar, passando pelo elevador do prédio e o mural de recados do escritório em que trabalha. Qualquer coisa que te faria sorrir ao ler, deixe pra alguém encontrar. Acreditamos que através de pequenas ações, podemos transformar o mundo em um lugar melhor. Queremos que as pessoas sintam mais empatia umas pelas outras e tenham atitudes mais colaborativas, para que assim, tenhamos uma corrente de gentileza e amor. Vem com a gente?

 

E, para você que gostou da ideia e quer conhecer melhor os coletivos listados aqui, dia 18 de dezembro vai rolar um piquenique coletivo no Parque Ramiro. Nesse calorão que tá fazendo, achei a ideia maravilinda e minha toalha xadrez já está ansiosa para deitar na grama =) .

 

É isso. Se você conhece algum outro coletivo que não foi dito aqui, coloca nos comentários. Vou adorar conhecer!

 

 

Deixe um comentário

